PUBLICADO EM 27/08/20

Inscrições abertas para Ateliê de Pesquisa do Ator

O Sesc Paraty informa que estão abertas as inscrições para o APA – Ateliê de Pesquisa do Ator. Os encontros online começam em setembro e vão até dezembro de 2020. Realizados aos sábados e domingos, das 9 às 17h, terão frequência de dois finais de semana por mês, com início no dia 5 de setembro.

Clique aqui e preencha a fica de inscrição para o APA 2020

Para a atividade, utilizaremos a plataforma Teams. 

As inscrições vão até às 23h59 do dia 1 de setembro de 2020. Além de preencher a ficha de inscrição, candidatas e candidatos devem enviar o link do Youtube com um vídeo de duração máxima de 1 minuto fazendo uma breve apresentação.

O APA – Ateliê de Pesquisa do Ator soma cinco anos de existência e tem a proposta de, por meio de imersões e intercâmbios de saberes, desafiar os participantes, instigando a criação e resultando em pesquisa e desenvolvimento de técnicas das Artes Cênicas. 

Esta atividade é destinada a estudantes, pesquisadoras e pesquisadores e profissionais das Artes Cênicas, com idade igual ou superior a 18 anos. Neste módulo, daremos continuidade ao núcleo de investigação, com conteúdo avançado, para criação de novas tecnologias para a cena. Por isso, experiência prévia em Artes Cênicas é requisito obrigatório. 

Para esta temporada, o APA tem orientação de Daniela Carmona e Fabianna de Mello e Souza. 

Sobre a seleção

Uma equipe de curadoria irá analisar o material recebido (fica de inscrição e vídeo), levando em conta critérios como representatividade, diversidade, descentralidade e experiências anteriores relacionadas aos fazeres artísticos. 

A lista de selecionados será divulgada na sexta-feira, dia 4 de setembro, neste site (www.sescparaty.com.br). 


Sobre o vídeo da inscrição

Cada candidata e candidato deve gravar um vídeo caseiro, utilizando equipamento de captação que tiver à disposição (celular ou câmera) e seguir as etapas:

- Apresentar-se dizendo nome e cidade onde mora.

- Dizer por que deseja participar da imersão APA.

- Fazer upload do vídeo em canal do Youtube (pode ser canal pessoal ou de terceiros).

- Colocar seu nome e sobrenome no título do vídeo.

- Disponibilizar o link do vídeo no espaço indicado no formulário de inscrição.

Sobre as orientadoras

Daniela Carmona é atriz, diretora, dramaturga, pedagoga e mestranda em Teatro pela Unirio. Convidada pela Universtity of Essex para ministrar um bimestre no BA World Performance e dirigir o espetáculo HILDA no Clifftown Theatre, assim como para ministrar um semestre em Atuação V na Unirio. Atualmente, é atriz do espetáculo Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos, com direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Grace Passô. Em 2014, foi professora no Intercultural Theatre Institute/Cingapura-Ásia. Fundadora (1996) e Diretora do TEPA (Teatro Escola de POA) e Cia do Giro. Pesquisadora do CNPQ das Energias Corporais de Arthur Lessac e Antropologia Teatral de Eugênio Barba. No teatro, destacam-se os espetáculos Larvárias, Besta-Fêmea, Gueto Bufo, Clownssicos, O Sonho de Uma Noite de Verão, com premiações como Diretora, Atriz e Dramaturga. Algumas destas montagens circularam pelo exterior (Estocolmo, Lisboa e Ilha da Madeira, Barcelona e Granada, Cingapura, Buenos Aires, Montevidéu, Quito e Venezuela), participaram de festivais pelo Brasil (POA em Cena, São José Rio Preto, Anjos do Picadeiro. etc.) e viajaram com prêmios (Palco Giratório, Funarte, CEF, entre outros).

Fabianna de Mello e Souza é atriz, diretora e fundadora da Cia Os Bondrés de Máscaras Balinesas nomeada ao Prêmio Cesgrario de teatro categoria especial; 10 anos da Cia dos Bondrés. Trabalhou no Grupo TAPA (86\97) e fundou o Grupo Mactub (93-97) quando produziu O homem que Calculava, de seu avô, Malba Tahan. Em 1997, foi convidada por Ariane Mnouchkine a integrar a Trupe do Teatro du Soleil permanecendo na cia francesa até o ano de 2006. Durante esses noves anos, Fabianna participou das montagens: Et soudain des nuits d’eveil, Tambour sur la digue (2 prêmios Moliére) et Le Derniér Caravanserail (4 prêmios Moliere). Neste último, além de atriz, assumiu a direção técnica do palco. Realizou diversas turnês pela Europa, Ásia e América do Norte. Em 2005, viajou para Bali onde estudou com Mestre I DJmat Made e em seguida Sri Lanka com a mestre Khema Costa. Há doze anos, Fabianna dirige o Ateliê de pesquisa e treinamento com máscaras de treinamento por todo o Brasil e desenvolve sua pesquisa sobre o jogo do ator.

 

Serviço:
APA - Ateliê de Pesquisa do Ator
Data
: primeiro encontro dia 5 de setembro e, a partir daí, aos sábados e domingos duas vezes por mês
Horário: das 9 às 17h
Online, via Teams