A documentarista Éthel Oliveira apresenta a oficina Nós somos um filme. A proposta é fazer uma imersão de dois dias em uma série de filmes curta metragens e trechos de longa metragem que abordem a construção da imagem da mulher preta e dos espaços pretos na diáspora. A ideia é nos aproximarmos da produção cinematográfica a partir de um referencial preto e  pessoal. 

Atravessadas das nossas próprias experiências, como podemos pensar e realizar uma obra audiovisual? Como usar o som? Como podemos fazer uso de materiais de arquivo? Nosso entorno pode ser nosso material de arquivo? 

A atividade será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, das 16 às 18h, online, pelo aplicativo Teams. Toda a programação do Sesc Paraty é gratuita. 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO NESTA OFICINA

Sobre a oficineira

Éthel Oliveir é documentarista, cineclubista e montadora. Estudou Ciências Sociais na UFF (Universidade Federal Fluminense), onde desenvolveu inúmeras pesquisas junto ao Laboratório do Filme Etnográfico com povos guaranis do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul. Por dez anos residiu em Olinda, onde foi atravessada por todo universo da cultura popular pernambucana e junto de alguns grupos desenvolveu projetos em torno da comunicação popular e dos direitos humanos.  É bolsista pelo Fundo Baobá, do Programa de Aceleração de Lideranças Negras - Marielle Franco.  

Seus últimos trabalhos são o recém lançado longa-metragem Sementes – Mulheres Pretas no Poder e a Mostra Baobá de Cinemas Africanos do Recife que terá sua segunda edição em 2021.