Estão abertas, até o dia 04 de junho de 2021, as inscrições para o curso de Iniciação Teatral, oferecido gratuitamente pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty. Neste ano, a atividade será destinada às mulheres, com ou sem experiência nas artes cênicas, interessadas em tomar contato com conceitos e técnicas do teatro, trabalhando as potencialidades, o autoconhecimento, o fortalecimento e as escrevivências do feminino tendo como instrumento a arte cênica. A idade mínima para participação neste curso é 18 anos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

As aulas serão realizadas online, pela plataforma Teams e orientadas por Claudia Ribeiro e Luti Estrella. Trata-se de um curso de longa duração (quatro meses), com total de 180 horas divididas entre encontros online em grupo e mentorias individuais. Para o desenvolvimento satisfatório desta atividade, temos número limitado de vagas. Por isso, as candidatas serão selecionadas a partir de critérios pré-estabelecidos, como interesse, possibilidade de acesso às aulas (no que diz respeito tanto ao tempo disponível quanto ao acesso à internet) e comprometimento. 

No preenchimento do formulário de inscrição, solicitamos o envio do link de um vídeo com duração máxima de 1 minuto, contendo uma breve apresentação pessoal. Para isso, você deve gravar o vídeo com seu celular ou câmera, fazer o upload no Youtube, disponibilizar o vídeo como público ou não listado e nos enviar o link no preenchimento do formulário.

CONTEÚDOS

Nos quatro meses de curso, serão desenvolvidas atividades relacionadas aos temas a seguir:

- Acolhimento, sensibilização, identidade e autopercepção. 

- Diálogos sociais com os seguintes temas: “A história da mulher no teatro”, “A energia sagrada da mulher”, “A mulher na literatura, música, teatro, dança, fotografia” e “A mulher e o movimento feminista”. 

- Práticas de escrevivências com base na leitura de mundo e vivências do cotidiano 

- Leitura dramática. 
 
SOBRE AS DATAS E HORÁRIOS

As aulas começam no dia 15 de junho e serão realizadas às terças e quartas-feiras, das 18 às 21h. Teremos encontros também no último sábado de cada mês, das 9h ao meio-dia.

As aulas se encerrarão no dia 13 de outubro de 2021.  

SOBRE AS ORIENTADORAS

Claudia Ribeiro é atriz, educadora, pesquisadora em teatro, música, dança e literatura. Tem licenciatura em Letras pela Unioeste campus Foz do Iguaçu. Mora em Paraty há quase 8 anos onde atua, canta, toca e dança em alguns grupos locais. No teatro desde 1998, passou também pela experiência de cinco anos de pesquisa no APA – Ateliê de pesquisa do ator do Sesc Paraty com coordenação pedagógica de Carlos Simioni (Lume Teatro) e Stephane Brodt (Amok Teatro) e atualmente está com os seguintes trabalhos: o monólogo "Um buraco" texto e concepção de sua autoria, "A moça tecelã", de Marina Colassanti, Poemas e um conto de Elisa Pereira e também com a peça "Constância" (Eró Criação e Produção). É professora de português, educadora e contadora de história. Produtora e atriz do Fuzuê literário.

Luti Estrella é natural de Salvador-BA e há 8 anos escolheu a cidade de Paraty para viver e trabalhar. Formada em Comunicação Social, atua como comunicadora e monitora social no município. Tem formação em teatro, dança e contação de histórias. Envolvida com os movimentos sociais e artísticos, ao longo dos anos tem realizado trabalhos com grupos diversos e se dedicado aos processos de pesquisa e investigação das artes cênicas. Mover é o seu pulsar.

A imagem que ilustra esta postagem é um registro da apresentação da turma de Iniciação Teatral de 2019 e é usada aqui de modo meramente ilustrativo.