Na sexta-feira, dia 20, o público poderá acompanhar a estreia do espetáculo Insubmissa Negra Voz – Conceição Evaristo, às 17h30, ao vivo no Facebook e no canal do Youtube do Sesc Paraty. Após o espetáculo, haverá um bate-papo com as atrizes. 

O trabalho tem direção de Tatiana Tibúrcio e Renato Farias e integra a programação do ÀWA, o Festival Sesc da Cultura Negra.

Vamos acompanhar as histórias de Ponciá Vicêncio, que deixa o povoado onde nasceu, Maria Nova, que rompe os limites da favela e Conceição Evaristo, que sai de Belo Horizonte para ser professora no Rio de Janeiro. Todas tiveram suas vidas transformadas quando aprenderam a ler e escrever, rompendo com o destino preestabelecido para elas. Louvando suas antepassadas e pedindo licença para Nanã, Oxum e Iemanjá, as personagens de Conceição se confundem com as histórias das atrizes.

“Dialogamos o texto da Conceição com as nossas falas. Assim adaptamos a construção, sendo que a parte da Conceição está como foi escrito, colhemos os textos e colocamos em diálogo com as coisas que a gente queria dizer”, conta Tatiana. 

Os dilemas das mulheres criadas por Conceição em seus textos ganham vida nos gestos e palavras da mulheres negras em cena. O espetáculo Insubmissa Negra Voz começou a ser elaborado no momento anterior à pandemia mas, diante da necessidade de isolamento social, foi adaptado para o ambiente virtual. 

“Eu preferi levar mais para o lado audiovisual, apesar de manter a essência do teatro, pra poder se equilibrar bem com a plataforma que a gente tá usando”, explica a diretora.  

“A gente tem percebido que as pessoas ficam tocadas, afetadas, não diria da mesma forma, mas de uma forma muito especial gora dentro desse novo fazer  teatral através das mídias digitais”, completa Renato. 

Toda a programação do Sesc Paraty é gratuita.

Ficha técnica
Texto: Conceição Evaristo
Dramaturgia: Tatiana Tibúrcio, Eliana Alves Cruz e Renato Farias
Direção: Tatiana Tibúrcio e Renato Farias
Produção: Damiana Inês
Elenco: Ana Paula Black, Luciana Lopes, Tatiana Tibúrcio, Damiana Inês
Cenário e figurino: Tatiana Tubúrcio e Renato Farias
Iluminação: Rafael Sieg
Vídeo: Thiago Sacramento
Direção musical: Ana Magalhães e Dai Ramos
Design Gráfico: Luiz Carlos Gá