Na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, o Polo Sociocultural Sesc Paraty apresenta a roda de conversa As Festas do Divino Espírito Santo pelo mundo: São Luiz do Maranhão, Açores e Paraty, falando dessa celebração em diferentes localidades. O encontro tem a presença de Mãe Kabeca (Maranhão, Brasil), Marcell Moraes (Paraty, Brasil) e João Leal (Lisboa, Portugal).

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas e difundidas tradições do catolicismo popular brasileiro. A tradição da Festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e aqui adquiriu características específicas e locais, sendo geralmente comemorada entre maio e junho. Em Paraty, trata-se da celebração mais tradicional da cidade, realizada desde o século XVIII. 

 A Festa do Divino é celebrada de norte a sul do país, em cidades como Pirinópolis (GO), Mogi das Cruzes e São Luiz do Paraitinga (SP), São João del-Rei (MG), São Luis (MA) entre muitas outras. Os festejos duram cerca de 20 dias, em meio a alvoradas, rezas, cortejos, missas, danças e apresentações musicais de grupos tradicionais.  
 
Nesta ação online, pelo projeto Sesc Paraty em Rede, pretendemos abordar a diversidade da Festa do Divino ao redor do mundo, através do olhar e da vivência de uma Mãe de Santo e brincante em diálogo com dois pesquisadores. Poderemos caminhar pela ampla difusão deste bem cultural e refletir a respeito do impacto que este possui sobre a população, que mesmo diante do cenário de pandemia leva adiante uma tradição viva e dinâmica. 

Em tempos de isolamento social, com as ações presenciais suspensas, ocupamos os espaços online para falar de tradição e registrar os conhecimentos de mestras, mestres e pesquisadores da cultura popular. Além das conversas, As Festas do Divino Espirito Santo pelo mundo: São Luiz do Maranhão, Açores e Paraty terá música e poesia. 

A roda de conversa online será transmitida no canal do Youtube do Sesc Paraty. Esta ação é realizada numa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Paraty. 

Serviço
Data: sexta-feira, 21 de maio
Horário: 17h
Local: canal do Youtube do Sesc Paraty