Como se dá a presença das máscaras na cultura popular brasileira? A partir dessa pergunta, o Sesc Paraty proporciona uma viagem por manifestações da cultura popular, com o projeto A presença da máscara nas festas populares brasileiras – um passeio fotográfico com Ratão Diniz. Esse trabalho integra a programação do Maré das Artes 2021.

A viagem pelas imagens das festas populares brasileiras e suas máscaras começa com uma live no dia 30 de março, com o fotógrafo Ratão Diniz, o pesquisador, historiador e escritor Luiz Antonio Simas e o jornalista e cientista social Dante Gastaldoni.

Após a live de abertura, teremos outros cinco encontros publicados no canal do Youtube do Sesc Paraty, com os seguintes temas: 


Sobre o fotógrafo
Ratão Diniz é fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares e até o ano de 2014 foi integrante da agência Imagens do Povo, fundada na favela da Maré pelo fotodocumentarista João Roberto Ripper. Originário da Maré, vive atualmente em Pitimbu, no litoral sul da Paraíba, e tem se consolidado como um dos mais importantes fotodocumentaristas do Brasil, com um trabalho que transita entre os grafiteiros, as favelas e a cultura popular. 

Live
Data: 30 de março
Horário: 19h
Local: no canal do Youtube e no Facebook do Sesc Paraty.

Os demais vídeos serão publicados no canal do Youtube do Sesc Paraty nos dias 05, 06, 07, 08 e 09 de abril.