Os projetos Maré das Artes e Arte da Palavra se encontram numa atividade de literatura voltada para a contação de histórias, a oficina O universo das histórias africanas. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTA OFICINA

O  contador  de  histórias  Keydson  Costa,  Griot  há  17 anos,  traz o universo das histórias afro brasileiras e africanas em uma  oficina para ensinar como trabalhar esse conteúdo em casa, na escola e demais espaços de maneira poética  e  divertida.  Nesta atividade, realizada de 22 a 26 de março pela plataforma Teams, serão trabalhadas músicas, pinturas, brincadeiras e símbolos negros.  

Keydson abordará como e quais histórias trazem de maneira adequada o conteúdo do universo africano com suas memórias e símbolos representativos, onde os valores de representatividade da história do povo negro sejam vistos adequadamente, atualizados aos novos conceitos culturais e sociais. 

Existe um anseio por parte de muitos educadores e pais em trabalhar histórias através da contação ou mesmo universalizando nas diversas disciplinas como parte dos conteúdos. Mas, o que contar? Quais histórias de fato representam a cultura negra e africana? As histórias disponíveis nas redes  sociais estão com uma linguagem adequada?  Valorizam a representatividade ética e cultural ou reforçam o preconceito? Os desafios nacionais nos levam a uma  experiência mais conceitual para fundamentar nossa atuação? A arte é nosso melhor instrumento de luta contra o preconceito.

Pode participar desta atividade qualquer pessoa com idade igual ou superior a 16 anos e que tenha interesse no universo nas contações de histórias e da literatura. As inscrições serão encerradas às 16h do dia 16 de março. As vagas são limitadas.

Data: de 22 a 26 de março
Horário: das 19 às 21h
Local: plataforma Teams