O Polo Sociocultural Sesc Paraty apresenta, na segunda-feira, dia 19 de abril, o vídeo Terra sem Males, pelo projeto Identidades Brasilis. Este é o resultado do encontro entre Agostinho, Cacique da Aldeia Araponga, em Paraty-RJ, Cacique Cirilo Mburuvixá Tenondé, em Maquiné, Rio Grande do Sul e o artista Xadalú Tupã Jekupé, também do Rio Grande do Sul. 

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR SESC PARATY NO YOUTUBE

Duas lideranças indígenas e um jovem artista em diálogo com sua ancestralidade. Caminhos distintos. A mesma busca pela Terra sem Males.

Realizada em dezembro de 2020 durante a pandemia de Covid-19, a gravação dos caciques foi feita nos seus territórios pelos próprios moradores indígenas. Assim, a captação destas imagens foi realizada de acordo com as possibilidades de cada um dos convidados e seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19. 

Esta realização compõe o Sesc Identidades Brasilis do Departamento Nacional do Sesc, projeto de abrangência nacional; e parte de uma ação afirmativa e formativa voltada a pessoas ou grupos negros e indígenas. O projeto tem propósito centrado na produção de ações, com foco na mediação de saberes e conhecimentos desses dois grupos étnicos.