No sábado, dia 21 de novembro, às 16h, o escritor, jornalista e especialista em literatura afro-brasileira Tom Farias apresenta a conferência Carolina Maria de Jesus, uma escritora negra, ao vivo no canal do Youtube do Sesc Paraty. 

A conferência faz parte da programação do ÀWA, o Festival Sesc da Cultura Negra, do Polo Sociocultural Sesc Paraty. 

Carolina escreveu diários, contos, poemas e romances. Apesar do destaque nos ambientes literários, é uma autora ainda mal vista pelo universo acadêmico. É essa a percepção de Farias.  Biógrafo de Carolina, o jornalista passou os anos de 2013 a 2016 debruçado sobre o trabalho da escritora. Leu mais de duas mil páginas entre textos publicados e inéditos, além de cerca de 1,2 mil recortes de jornais, visitou a cidade de Sacramento-MG, onde Carolina nasceu e entrevistou familiares. 

“Quem não a conhece não tem dimensão da grandeza do pensamento filosófico, antropológico, da Carolina. (...) Em Quarto de Despejo ela se aproxima de uma interpretação do Brasil que não é um Brasil que a gente conhece hoje, porque ele continua subterrâneo”, avalia Farias.

No dia 9 de novembro, o Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro aprovou a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Carolina. Para Farias, esse é o início de um reparo. “Carolina ainda é um grande mistério intelectual, ela ainda precisa ser estudada, investigada, é um resgate necessário”, pontua o autor. 

A conferência apresentada na programação do Sesc Paraty terá mediação da poeta e escritora Elisa Pereira.