Publicado em 24/06

Técnicas criadas no Sesc Paraty chegam a Portugal

A pesquisa desenvolvida no APA – Ateliê de Pesquisa do Ator, curso contínuo realizado Polo Sociocultural Sesc Paraty, cruzou o oceano. 

O processo de expansão de horizontes começou em 2019, quando a atriz, pesquisadora e coreógrafa Cris Marcondes levou para Portugal as técnicas aprendidas em Paraty. Ela esteve com o grupo por três anos, participando dos encontros realizados em Paraty e, dessa experiência, colheu aprendizados que hoje servem de base para o seu trabalho. 

No município de Sintra, a cerca de 30 km de Lisboa, Cris coordenou, em 2019, uma turma de 15 mulheres em um workshop de práticas teatrais desenvolvidas a partir da experiência no Polo Sociocultural. 

“Meu trabalho todo tem o fio condutor do APA, não há separação”, conta. 

Em 2020, a artista organizou mais uma turma para a experiência e já planeja um curso para 2021. Além de Portugal, esse trabalho também foi realizado na Espanha. 

Agora, o APA expande ainda mais sua presença no exterior, por meio de Stephane Brodt, do Amok Teatro, e Carlos Simioni, do Lume Teatro, pesquisadores que foram, por cinco anos, os orientadores do grupo de pesquisa em Paraty.  Entre os dias 4 e 14 de outubro, eles ministrarão uma oficina do Estudo Sobre o Corpo Sensível na Universidade Nova Lisboa, como convidados do seminário Práticas Cénicas do departamento de teatro da instituição. 

“A oficina é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos, de 2014 a 2019, no Sesc Paraty”, explica Stephane. 
No mesmo período, os pesquisadores participarão do festival internacional Iberescena, que neste ano será realizado em Portugal, mais uma vez levando as técnicas desenvolvidas no APA para o público no exterior. 

Outras atividades
Com as técnicas do grupo do APA, Cris Marcondes desenvolveu o espetáculo Aguadeiras, que recebeu apoio da DGARTES – Direção Geral das Artes, do governo português. O espetáculo em vídeo e com duração de 6 minutos, estreou no World Water Gathering, um festival internacional que reúne pesquisadores de diversos campos de conhecimento para promover a conscientização sobre o uso da água.  

Sobre o APA
Criado em 2014, o APA é um núcleo de pesquisa em Artes Cênicas com atividades contínuas e grupos de participantes que se renovam a cada ano.  
Em cada edição, o grupo conta com dois orientadores e recebe pessoas de todo o país, entre artistas da cena e pesquisadores das artes do corpo. Assim, como as outras ações do Sesc Paraty, essa é uma atividade gratuita.

Devido à pandemia, em 2020, o APA teve suas ações realizadas de modo online.