Publicado em 20.05

Sesc recebe mestres para exibição de filmes

No dia 16 de maio de 2022, os sons da ciranda caiçara encheram de alegria a sala de audiovisual do Sesc Santa Rita. O Polo Sociocultural Sesc Paraty recebeu três mestres e uma mestra da cultura popular para a exibição dos minidocumentários realizados pelo projeto Instrumentos tradicionais: cantos, memórias e sons. 

Mestra Lauriana, de Ubatuba e os mestres Zé Malvão, Cantarelle e Benedito Bento – o Dito da Tapera – viram na tela do cinema o resultado da pesquisa conduzida em 2021 pela área de Patrimônio Cultural do Sesc Paraty. José Zito, o mestre Zizi, também teve os saberes registrados em vídeo. No entanto, por motivos pessoais, não pode comparecer à exibição. 

Em cada um dos minidocumentários, um desses mestres apresenta sua história, seus instrumentos e saberes. Memórias dos tempos de baile nas roças, saudades de mestres que já partiram e canções de ciranda se unem em harmonia para compor o roteiro dos curtas-metragens e nos apresentar os conhecimentos guardados por esses artistas da cultura popular. 

O projeto Instrumentos tradicionais: cantos, memórias e sons terá continuidade no ano de 2022 e passará por uma reformulação, para ampliar o foco dos registros. Além de manter o objetivo de salvaguardar as tradições musicais caiçaras, nesta nova fase o projeto irá registrar saberes e instrumentos de outras vertentes como, por exemplo, o acordeom. Ao final do processo, todos os vídeos serão apresentados ao grande público. 

Fizeram parte da pesquisa em 2021: Mariana Vergara, Carol d'Ávila, Tonica Moura e Fernando Alcântara. Instrumentos tradicionais: cantos, memórias e sons é um projeto da área de Patrimônio Cultural e Memória Social do Polo Sociocultural Sesc Paraty.