Publicado em

Palco Giratório terá quatro espetáculos de Paraty

Em 2021, o Palco Giratório, maior projeto de circulação de espetáculos teatrais do Brasil, será realizado online. Além dos 17 espetáculos apresentados por grupos de diversas regiões do país, neste ano teremos uma versão local, com quatro trabalhos desenvolvidos por grupos paratienses: Carta ao filho, de Marcos Rangel; Constância, com Cláudia Ribeiro e Joana Marinho; As Açucenas, com Grupo Nuviar e Joana Imaginária, com Vanda Mota. Essas apresentações serão transmitidas pelo canal do Youtube do Sesc Paraty. 

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CANAL DO YOUTUBE DO SESC PARATY.

Neste novo formato, o festival foi renomeado como Festival Digital Palco Giratório e promete levar para o ambiente online a potência artística que há mais de 20 anos movimenta a cena teatral do país. 

A estreia está marcada para o dia 30 de setembro, com o espetáculo Vaga Carne, de Grace Passô. Os espetáculos nacionais serão transmitidos no canal do Youtube do Sesc Brasil. Já a mostra com os espetáculos paratienses será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro. 
Além das apresentações teatrais, o Festival Digital Palco Giratório oferecerá atividades como debates e oficinas. 

Confira as datas dos espetáculos locais

Carta ao filho
Marcos Rangel
Direção: Stephane Brodt

Data: 21 de outubro
Horário: 20h
Sinopse: Livremente inspirado no conto “O sonho de um homem ridículo”, de Fiodor Dostoiévski, o espetáculo Carta ao filho convida o espectador para testemunhar a última noite de um homem que vai cometer o suicídio. Acompanhado do filho, que é ainda um bebê, quando esse homem decide se matar, algo inesperado e misterioso acontece.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO ESPETÁCULO CARTA AO FILHO

Constância
Claudia Ribeiro e Joana Marinho

Data: 22 de outubro
Horário: 20h
Sinopse: O boi, animal mitificado em várias culturas, no sertão brasileiro é tema  =central de narrativas tradicionais. A partir destas narrativas, Constância utiliza a representação do boi e a persistência desse símbolo no imaginário sertanejo, para falar do homem e da mulher do sertão e sua precária sobrevivência.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO ESPETÁCULO CONSTÂNCIA
 

As açucenas
Grupo Nuviar

Data: 23 de outubro
Horário: 20h
Sinopse: Evocando as presenças da noite, da lua, dos duendes, dos peixes, da faca e do cutelo, os artistas emprestam sua carne, seu sangue, suas memórias ancestrais, seu suor, seus gestos, e pouco a pouco assim, vemos ressurgir diante de nós o corpo desaparecido do poeta Federico Garcia Lorca

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO ESPETÁCULO AS AÇUCENAS


Joana imaginária
Vanda Mota
Direção: Carlos Simioni

Data: 24 de outubro
Horário: 20h
Sinopse: Joana Imaginária é uma personagem real da história do Brasil. Pouco citada nas obras de historiadores, foi a segunda mulher de Antônio Conselheiro, o líder de Canudos. Antes de peregrinar pelo sertão e fundar a comunidade, Conselheiro se casou pela segunda vez com Joana Imaginária, que era chamada assim por ser uma santeira de profissão. Entalhava na madeira ou moldava no barro imagens de santos para as igrejas e residências dos arredores de Santa Quitéria, município cearense. Este espetáculo foi concebido em 1994 por Vanda Mota, próximo à data do centenário da guerra de Canudos. Criação e direção de Vanda Mota e Carlos Simioni.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO ESPETÁCULO JOANA IMAGINÁRIA