Roda de Conversa Arte e Decolonialidade

O debate Arte e Decolonialidade, organizado pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty, conta com a participação de Kika Carvalho (foto), artista visual e educadora social, Amanda Carneiro, pesquisadora e curadora assistente do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e a mediação de Bárbara Alves, jornalista e fundadora do Descolonizarte. Será no dia 20 de novembro, às 16h, ao vivo no Facebook e canal do Youtube do Sesc Paraty. 

Ao longo da conversa, as convidadas discorrem sobre a necessidade de pautar racialidade no circuito artístico e as mudanças que são necessárias para combater a hegemonia branca que domina os espaços culturais. A temática vem ganhando cada vez mais espaço com as reivindicações de diversos grupos que por muito tempo permaneceram excluídos do olhar curatorial e dos espaços voltados para a divulgação das produções de arte. Mas, nos últimos anos, diversas ações e iniciativas estão sendo realizadas para reverter e questionar essa realidade.

Com a sua experiência diante do MASP, Amanda realiza apontamentos focados em museus e instituições artísticas, enquanto que Kika expõe sobre a sua vivência artística. Bárbara realiza a coordenação dessa conversa e levanta os tópicos do debate. 

A atividade compõe o segundo dia do ÀWA, o Festival Sesc da Cultura Negra, promovido pelo Sesc Paraty. Todas as atividades do Sesc Paraty são gratuitas.

Outras Programações