ÀWA 2021: criando e fortalecendo redes

Estão abertas as inscrições para a programação do ÀWA – Festival Sesc da Cultura Negra, realizado pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty. Em 2021, o festival chega com uma proposta diferente e irá oferecer quatro aulas online com temas relacionados a redes (online, comunitárias, digitais). 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A PROPOSTA DO ÀWA 2021

Para isso, o Sesc Paraty convidou pesquisadoras e pesquisadores para compartilhar suas experiências. As três primeiras aulas serão abertas, transmitidas no canal do Youtube do Sesc Paraty. Ao final da apresentação, haverá espaço para perguntas, enviadas pelo chat. 

A vivência final, realizada no dia 30, com LAB Fantasma, será fechada e destinada às pessoas que realizaram inscrição e participaram das atividades anteriores. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NAS ATIVIDADES DO ÀWA 2021

Confira a programação e se inscreva. As vagas são limitadas. 

AULA 1 - Construção de redes em ambientes digitais
Convidado: Deri Andrade - idealizador do Projeto Afro (https://projetoafro.com/)
A aula apresentará o Projeto Afro (www.projetoafro.com), plataforma de mapeamento e difusão de artistas negros/as/es. Lançada em 2020, o projeto deseja ampliar e visibilizar a produção artística de autoria negra no Brasil, apresentando sua multiplicidade, seus inter-relacionamentos e sua abrangência. Fruto de uma pesquisa que compreende quatro anos, e ainda está em curso, o Projeto Afro tem atuado com ações para além do ambiente digital, consolidando-se como uma importante ferramenta pela descentralização regional e a pluralidade de diversas vozes artísticas.
Mediação: Mara Pereira
Data: 22 de novembro de 2021
Horário: 19 às 21h 
No canal do Youtube do Sesc Paraty

AULA 2 - Redes de afroafeto 
Convidada
: Marta Quintiliano - Comunidade Quilombola de Trindade, Goiás
Marta Quintiliano cursou relações públicas na Universidade Federal de Goiás, é mestra e doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás e graduanda de Ciências Sociais - Políticas Públicas.
As redes de afroafeto fazem parte da sua pesquisa de doutorado. Essa proposta busca refletir sobre as práticas das ancestralidades a partir de chás, histórias e de conversas que se desenvolvem entre pessoas negras. Trata-se de um processo que busca a reflexão sobre a afetividade.  “O afroafeto é para demarcar que o afeto tem um lugar, que por vezes nós somos impedidos de trafegar, que é a afetividade. Diante disso, o afroafeto busca demarcar esse lugar, a partir de práticas ancestrais, como chás, banho e histórias contadas pelos mais velhos. Com isso o afroafeto busca ativar as memórias para pensar nos afetos e nas afetividades”, explica Marta.
Mediação: Mara Pereira
Data: 23 de novembro de 2021
Horário: 19 às 21h 
No canal do Youtube do Sesc Paraty

AULA 3 - Construção de redes e comunidades tradicionais 
Convidados
: Vagner Nascimento, Ivanildes Kerexu e Marcela Cananéa, representantes do FCT (Fórum de Comunidades Tradicionais)
O Fórum das Comunidades Tradicionais de Paraty trabalha para promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, dando ênfase no reconhecimento e garantia dos seus direitos territoriais. A luta pelo território, direito à saúde, à educação diferenciada, valorização da cultura e respeito por suas tradições são alguns dos desafios que fizeram com que, há dez anos, o Fórum se unisse em busca de fortalecer lutas e enfrentamentos comuns.
Mediação: Mara Pereira
Data:  29 de novembro de 2021
Horário: 19 às 21h
No canal do Youtube do Sesc Paraty

Encerramento - vivência com Evandro Fióti, da LAB Fantasma
Data: 30 de novembro de 2021
Horário: 19 às 21h
Pela plataforma Teams


Se você tiver dúvidas sobre a Rede ÀWA, pode escrever para sescparaty@sesc.com.br.

Outras Programações