Onde está o tambor? e Terra sem males

Nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro, o Polo Sociocultural Sesc Paraty estreia a exibição de dois filmes que apresentam pessoas e histórias de Paraty. Os curtas-metragens Terra sem males e Onde está o tambor? serão exibidos às 16 horas na sala de cinema da unidade Sesc Santa Rita, que fica no Centro Histórico de Paraty. A entrada é gratuita e há limite de dez pessoas por sessão. 

Após a estreia, os filmes seguirão na programação de cinema do Sesc Paraty, sendo exibidos às terças e quintas-feiras sempre às 15h, até o dia 03 de março, antes das sessões da Mostra Sesc de Cinema. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA SESC DE CINEMA

Sobre os filmes

Terra sem males

Terra sem males tem 30 minutos de duração. Realizado pelo projeto Identidades Brasilis, é o resultado em vídeo do encontro entre Agostinho, Cacique da Aldeia Araponga, em Paraty-RJ, Cacique Cirilo Mburuvixá Tenondé, em Maquiné, Rio Grande do Sul e o artista Xadalú Tupã Jekupé, também do Rio Grande do Sul. 

Duas lideranças indígenas e um jovem artista em diálogo com sua ancestralidade. Caminhos distintos. A mesma busca pela Terra sem Males.

Realizada em dezembro de 2020 durante a pandemia de Covid-19, a gravação dos caciques foi feita nos seus territórios pelos próprios moradores indígenas. Assim, a captação das imagens foi feita de acordo com as possibilidades de cada um dos convidados e seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19. 

Onde está o tambor?

Com 22 minutos de duração, este curta-metragem usa a ficção para falar da importância do Jongo como fortalecimento de laços, saberes e tradições. Onde está o tambor? foi realizado pelo projeto Identidades Brasilis e produzido pelos jovens do grupo de Jongo do Quilombo do Campinho da Independência, de Paraty-RJ, que assinam direção, roteiro, filmagens e atuam nesta narrativa divertida e cheia de mistérios.

Neste filme, o protagonista é tambor, que se esconde e se revela misteriosamente, após dois anos silenciado pela pandemia de Covid-19.

Os dois filmes têm indicação livre. 

Covid-19

Para garantir a segurança dos visitantes, o Sesc Paraty estabeleceu limite de pessoas em cada um dos seus espaços. Para a sala de cinema, serão autorizadas dez pessoas por sessão e a entrada será liberada por ordem de chegada. 

Para entrar na unidade, é obrigatório o uso de máscaras, apresentação de comprovante de vacinação e aferição de temperatura corporal. 

Identidades Brasilis

Trata-se de um projeto do Sesc de abrangência nacional; e parte de uma ação afirmativa e formativa voltada a pessoas ou grupos negros e indígenas. O projeto tem propósito centrado na produção de ações, com foco na mediação de saberes e conhecimentos desses dois grupos étnicos.

Estreia 
Data: sexta-feira, 28 de janeiro
Horário: 16 horas
Local: Sesc Santa Rita, que fica no Largo da Santa Rita, no Centro Histórico de Paraty
A entrada é gratuita

Outras Programações