Oficina Herbário Ordinário

Herbário Ordinário é uma oficina que propõe construir um encontro afetivo, sensível e estético com as plantas que habitam os mesmos espaços que a gente. As plantas de nossas casas, dos vasos, canteiros e jardins, e mesmo aquelas que surgem nas rachaduras do chão e das paredes, brotando fora do cultivo. A partir de um mapeamento minucioso dessas plantas, com desenhos, anotações e amostras, realizaremos desenhos de observação, aquarela, impressões com plantas e exsicatas artísticas. Por meio de vídeos e encontros online, coletivos e em pequenos grupos, compartilharemos nossos processos e descobertas, criando um herbário ordinário, onde a arte se dá no encontro afetivo e sensível.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO NESTA ATIVIDADE

Sobre a oficineira:
Laura Lydia vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em artes visuais pela Unicamp e pós graduada no Centro Cultural Mariantônia, desenvolve trabalhos que trafegam entre o desenho, a gravura, a fotografia, instalação e intervenção urbana, elegendo a relação entre cidade e espaço natural como motivo principal de investigação.

Cronograma:

A confirmação de inscrição será enviada por e-mail no dia 30 de novembro. Com ela, encaminharemos o primeiro vídeo do curso. O primeiro encontro online via plataforma Teams será realizado na quinta-feira, 03 de dezembro, às 10h. Os demais encontros serão combinados entre oficineira e participantes, sendo que a oficina se estrutura assim: 

1. Vídeo 1: apresentação e mapeamento
2. Encontro coletivo 1 (dia 03 de dezembro; duração: 2h): apresentação do grupo para compartilhar resultados do mapeamento de cada participante.
3. Vídeos 2, 3, 4 e 5: desenho de observação, aquarela, impressões e exsicatas
4. Quatro encontros em grupos de cinco participantes (duração: 1h): partilha dos processos, resultados e dúvidas com relação aos exercícios propostos nos vídeos 2,3,4 e 5.
5. Encontro coletivo final (duração: 2h): apresentação final dos resultados de todos os participantes + exposição de outras referências artísticas que envolvem a botânica e a jardinagem como prática artística + despedida.

*Quando encerrarmos as inscrições, entraremos em contato por e-mail. Por isso, pedimos atenção ao preenchimento dos seus dados, à sua caixa de entrada do e-mail e também à caixa de spam. 

Em caso de dúvida, envie um email para sescparaty@sesc.com.br

Outras Programações