Fotografia do Bem Querer, com João Ripper

Nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, o documentarista João Ripper apresenta a oficina Fotografia do Bem Querer, uma atividade gratuita realizada pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty. Os encontros serão transmitidos pelo canal do Youtube do Sesc Paraty, sempre às 19h. Não é necessário fazer inscrição para participar. 

Para acompanhar o Sesc Paraty no Youtube, clique aqui. 

 


 
A proposta da oficina é trazer reflexões e debates sobre as relações de cumplicidade, afeto e solidariedade que se estabelecem entre fotógrafos e fotografados. Dentre os temas abordados estão: as origens do fotojornalismo; a ação da Farm Security Administration durante a recessão nos Estados Unidos da América; exibição de vídeo de Chimamanda Adichie sobre o perigo da história única; a experiência do Imagens do Povo e a busca por uma fotografia compartilhada.
 
A atividade proporcionará também uma viagem pela obra de alguns fotógrafos humanistas, tais como Henri Cartier-Bresson, Eugene Smith, Thiago Santana, Josef Kudelka, Sebastião salgado, Alexandre Sequeira, AF Rodrigues, Tatiana Altberge, Valda Nogueira, entre outros. 
Por fim, os participantes serão convidados a realizar dois exercícios fotográficos e o material obtido receberá uma edição compartilhada.
 
 
Sobre o oficineiro
 
João Ripper tem como proposta colocar a fotografia a serviço dos Direitos Humanos. Coordena escolas e ministra workshops de fotografia. Realiza projeções e palestrar nos espaços públicos, formais e em favelas, áreas rurais e quilombolas. Formando em jornalismo na Faculdade de Hélio Alonso, carrega em sua bagagem trabalhos para grandes canais de comunicação, como Luta Democrática, Diário de Notícias,  Última Hora, O Globo, Agência F4, Imagens da Terra, Imagens do Povo e Imagens Humanas.
 
Seu trabalho artístico, dedicado ao registro de realidades sociais brasileiras e a favor dos Direitos Humanos, é ganhador de diversos prêmios, tais como Interpress Photo, o Prêmio  Vladimir Herzog,  Prêmio Marc Ferrez/ FUNARTE  e levou  o segundo lugar no Conrad Wessel, entre outros. 

Oficina Fotografia do Bem Querer
Data: dias 19, 20, 26 e 27 de agosto
Horário: 19h
Local: canal do Youtube do Sesc Paraty 

Outras Programações