Podcast: masculinidades

Está no ar mais um episódio do podcast Sesc Paraty em Rede, desta vez com o tema Masculinidades. Para esta conversa, recebemos o educador e escritor Allan da Rosa, o ilustrador Thiago Consp e o ator, dramaturgo e professor Rodrigo França. A mediação fica por conta de Henrique Restier, que é mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ).

Discutir este tema tem se tornado cada vez mais importante. Expressões como crise da masculinidade, masculinidade tóxica, masculinidade frágil, patriarcado e machismo tornam-se mais populares e disseminadas. Nascido dos debates sobre gênero, o conceito que questiona as regras sociais delimitadas aos homens, as maneiras de agir consigo, com o outro e com a sociedade, saiu dos meios acadêmicos e da militância para ganhar as redes sociais. Atitudes masculinas que antes eram naturalizadas, parte de uma cultura bastante permissiva, passam a ser questionadas.
 
Num dos países onde mais se mata mulheres no mundo, caminhamos de maneira lenta no processo de igualdade de direitos e diminuição da violência. Para acompanhar esta conversa, clique aqui. 

 

Outras Programações