Publicado em

Exposição Transver apresenta a Coleção de Arte Sesc Brasil

O Polo Sociocultural Sesc Paraty inicia sua programação de 2022 com a mostra Transver, um olhar para a Coleção de Arte Sesc Brasil. As peças, que pela primeira vez estarão reunidas numa exposição, poderão ser apreciadas no segundo andar da unidade Sesc Santa Rita a partir das 14h do próximo sábado, dia 22 de janeiro.

O título da mostra faz referência aos versos do poeta mato-grossense Manoel de Barros, que escreveu: “É preciso transver o mundo”, lançando um convite para a prática do olhar desacostumado e curioso. 

Assim, Transver apresenta trabalhos elaborados a partir de diversas técnicas artísticas, como escultura, fotografia, ilustração e colagem, entre outras, que instigam os sentidos e nos convidam a desaparelharmos nosso olhar. Em tempos de relações mediadas por telas, este é, também, um convite ao despertar de sensações adormecidas ou desconhecidas. 

Mais sobre a Coleção de Arte Sesc Brasil
O fomento às artes visuais rendeu ao Sesc um conjunto de aproximadamente 5 mil obras adquiridas a partir da doação de artistas, prêmios, aquisição e compra direta. A Coleção de Arte Sesc Brasil é um retrato fundamental e único da cultura brasileira. Por conta da capilaridade mantida pela instituição – com unidades em todos os estados brasileiros -  esse acervo representa a diversidade da cultura nacional.
Os procedimentos para a catalogação e a difusão da Coleção de Arte Sesc Brasil alinha o Sesc aos parâmetros museológicos internacionais e democratiza o acesso ao patrimônio cultural brasileiro sob sua guarda, o que faz jus à sua função social. Os produtos possíveis com essa organização, entre eles esta exposição, serão meios de informação relevantes para consulta e controle público do acervo sob responsabilidade do Sesc, além de um marco para o circuito das artes e da cultura brasileira e internacional.

A mostra Transver, um olhar para a Coleção de Arte Sesc Brasil constitui-se como a primeira apresentação pública desta coleção nacional, levando ao público uma parte deste rico acervo, e marca uma nova prática da elaboração de exposições de artes visuais a partir de recortes do acervo catalogado.

Outras exposições
Quem visitar o Sesc Paraty poderá apreciar também outras duas exposições: Dos filhos deste solo, do fotógrafo Wanderson Santos e Outras Marés, com registros feitos pelos fotógrafos do coletivo Fotografia, Periferia e Memória. Esses trabalhos têm base na fotografia popular e apresentam favelas, festas populares e comunidades tradicionais a partir de um olhar íntimo, respeitoso e afetuoso.  Estas exposições seguem abertas ao público até o dia 27 de fevereiro. 

Cuidados e orientações
Diante das orientações sanitárias em face do aumento no número de casos de Covid-19, e seguindo o recente decreto municipal, o Sesc Paraty não realizará evento de abertura da mostra Transver, um olhar para a Coleção de Arte Sesc Brasil.

O Sesc tem tomado todas as precauções para garantir a segurança dos visitantes. Por isso, estabelecemos limite de pessoas em nossos espaços e tempo máximo de permanência. 

Além disso, para entrar no Sesc Santa Rita, é obrigatório o uso de máscara, aferição de temperatura e apresentação de comprovante de vacinação. 

Todas as atividades do Polo Sociocultural Sesc Paraty são gratuitas. 

Serviço
Data: de 22 de janeiro a 13 de março
Horários: de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 19h
Entrada gratuita
Importante:
A mostra Transver, um olhar para a Coleção de Arte Sesc Brasil pode apresentar peças de conteúdo sensível para menores de 14 anos.