Publicado em 04/05

Sesc Paraty lança e-book de microcontos

Quantas palavras são necessárias para contar uma história? Este questionamento foi um dos pontos de partida para a criação da oficina de Microcontos, ministrada por Nelson Martinelli Filho, promovida pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty entre os meses de maio e junho de 2022. 


Agora, o público poderá conferir como os participantes da atividade responderam a este questionamento com a produção de textos que dialogam entre si pela concisão de palavras, sem deixar de lado a imaginação e a construção narrativa.  


Já está disponível para download gratuito o e-book “Microcontos em Tela - Tramas Interartes”. A publicação conta com textos de 14 participantes da oficina.

Clique aqui para acessar o conteúdo.


Sobre a atividade que deu origem à publicação


Ministrada por Nelson Martinelli Filho, a Oficina de Microcontos faz parte do projeto “Arte da Palavra'' que tem como principal objetivo possibilitar espaços de reflexão e criação de diferentes formatos de narrativas - dos mais tradicionais aos mais recentes. 


O que são microcontos? 

A popularização do Short Message Service – SMS ou torpedo, como passou a ser chamado – indicava nos anos 2000 duas mudanças radicais na comunicação escrita: a redução de tempo na troca de mensagens, tornadas cotidianas e populares, e a necessidade de adequação aos limites impostos pela tecnologia – os conhecidos 160 caracteres, que influenciaram padrões de futuras redes sociais, com mensagens instantâneas, rápidas e breves. 


Desse contexto tecnológico a literatura fez matéria e forma em narrativas cada vez mais curtas, ampliando o alcance dos chamados microcontos. O gênero, ainda recente nos debates críticos e teóricos, parece manifestar a busca de Italo Calvino, aludida em Seis propostas para o novo milênio, por uma coletânea de “histórias de uma só frase, ou de uma só linha apenas, se possível”, cujo modelo era – e ainda é – a inquietante cena elaborada pelo escritor guatemalteca Augusto Monterroso: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”. 

 

Com a oficina de Microcontos, o Polo Sociocultural Sesc Paraty teve como principal objetivo propiciar aos participantes um espaço para a criação literária em formatos considerados não tradicionais. 


Sobre o oficineiro


Nelson Martinelli Filho é Doutor em Letras (área de concentração: Estudos Literários) pela Universidade Federal do Espírito Santo com pós-doutorado em Letras (Ufes); Mestre em Letras (Ufes); graduado em Letras-Português (Ufes). Professordo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/Ufes).


Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFRN/Ifes). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes). Membro do GT Teoria do Texto Poético, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll). Editor associado da Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (Ufes). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura contemporânea, narrativa, poesia brasileira, autoficção, autor e autoria, literatura de testemunho, memória, psicanálise, mercado editorial.