Publicado em 28/06/2023

Sesc Paraty realiza a exposição “Retratos Relatos”, da artista Panmela Castro

O Polo sociocultural Sesc Paraty em parceria com a artista visual, Panmela Castro, realiza entre os dias 22 de junho e 03 setembro, a exposição “Retratos Relatos – subvertendo a dor”. O tema dialoga e levanta o debate da violência contra a mulher.

Durante o processo de construção da exposição, 10 mulheres de diferentes regiões do Brasil participaram deste projeto. Essa escuta artística permitiu que as participantes além de retratadas, relatassem como foi o processo por qual elas passaram, entre os mais variados tipos de violência doméstica.

Retratos Relatos levanta os temas: a construção do gênero, machismo estrutural, violência física, violência psicológica, violência moral, violência patrimonial, violência sexual e a lei maria da penha. os 10 retratos foram pintados ao vivo, na unidade Sesc Santa Rita, momento em que o público acompanhou de perto o trabalho da artista e a própria montagem da exposição.

Além das pinturas e os depoimentos, a exposição conta com outros atrativos: a Sala dos Espelhos, onde o público pode se expressar livremente, através da escrita na superfície espelhada, com mensagens de empatia. A sala de cinema foi pensada não só como uma sala de exibição, mas também como um espaço dedicado a escrita de depoimentos.

Outra novidade é a construção de uma websérie educativa, dividida em 10 capítulos, dedicados as obras e com a efetivação de especialistas sobre os temas que a exposição traz no enfrentamento à violência doméstica.

Três mulheres de Paraty foram retratadas por Panmela Castro, com o objetivo de aproximar essa discussão do território. Em setembro a exposição com as 10 obras inéditas começa a rodar pelo Brasil, através das unidades Sesc Brasil.

O Sesc Santa Rita está localizado na Rua Dona Geralda, 320. Centro Histórico. Horário: Terça a sexta de 10 às 19h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. A entrada franca.