Publicado em

Exposição do Sesc Paraty chega à França

No dia 07 de julho de 2022, a exposição Outras Marés, desenvolvida a partir de uma atividade do Polo Sociocultural Sesc Paraty, esteve em um dos maiores festivais de fotografia do mundo, o Rencontres d’Arles (Os encontros em Arles), na cidade de Arles, no sul França. 

As imagens, de autoria dos fotógrafos do coletivo Fotografia, Periferia e Memória, foram organizadas em um vídeo de seis minutos de duração e projetadas na parede durante o evento em uma noite dedicada à fotografia brasileira contemporânea. O vídeo foi editado por Dante Gastaldoni, curador de Outras Marés

Aberta ao público em dezembro de 2021, Outras Marés marcou a retomada das atividades presenciais no Sesc Paraty, ficando em cartaz até março de 2022, ao lado dos registros de Dos filhos deste solo, de Wanderson Santos. As duas exposições têm como ponto de partida o conceito da fotografia popular e apresentaram trabalhos de jovens fotógrafos, por meio de imagens de festas populares e do cotidiano nas ruas de bairros periféricos de Paraty e do Rio de Janeiro.

Mas a mostra foi somente o encerramento de um processo que teve início meses antes. Durante todo o segundo semestre de 2021, o polo realizou o ciclo de palestras Fotografia, Preferia e Memória, com aulas semanais online ministradas pelos fotógrafos do coletivo e transmitidas no canal do Youtube do Sesc Paraty.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A TODAS AS AULAS DO CURSO FOTOGRAFIA, PERIFERIA E MEMÓRIA

Paralelamente a essa atividade, o Sesc se preparava para a montagem da exposição de Wanderson Santos. Ele teve seu trabalho selecionado no projeto Velotrol, que busca dar visibilidade a jovens artistas no segmento das artes visuais. 

Diante da proximidade entre as fotografias de Wanderson e do coletivo Fotografia, Periferia e Memória, a curadoria optou por unir as duas exposições no mesmo espaço, no Sesc Santa Rita. O encontro rendeu a Wanderson o convite para integrar o coletivo Fotografia, Periferia e Memória. 

O vídeo exibido em Arles, com um total de 55 imagens, conta com seis trabalhos de Wanderson. Compõem também a exibição em Arles os trabalhos dos fotógrafos Léo Lima, A.F. Rodrigues, Monara Barreto, Fábio Caffé, Meysa Medeiros, Thaís Alvarenga, Elisângela Leite, Ratão Diniz, Luiz Baltar e Thiago Ripper. 

Em 2022, o Rencontres d’Arles celebra 50 anos de existência e recebe visitantes de todo o mundo. 


Outros espaços

A exposição Outras Marés - em versão ampliada, já contando com o Wanderson Santos como convidado - está em cartaz no Retrato Espaço Cultural, na Glória, Rio de Janeiro, até o dia 7 de agosto. 

 

*A fotografia que ilustra este post é de autoria de Wanderson Santos.