Publicado em

Sesc Paraty lança catálogo de exposição de artes visuais

A exposição “Agências, Dormências e Flutuações”, com obras inéditas das artistas Germana Arthuso e Walla Capelobo, atualmente aberta à visitação do público Sesc Santa Rita, contará com evento de lançamento de catálogo em 15 de outubro, a partir das 17h.


Para marcar o lançamento do material, o Polo Sociocultural Sesc Paraty promoverá uma roda de bate-papo aberta à participação do público com a presença das artistas e mediação de Lorraine Pinheiro. 


A exposição “Agências, Dormências e Flutuações” é uma ação que integra o projeto Circuito das Artes, uma realização do Polo Sociocultural Sesc Paraty. 

 

Sobre o catálogo


O material, que será distribuído gratuitamente ao público, conta com textos e imagens que descrevem todo o processo de criação que culminou com a exposição e que envolveu imersão no território do Quilombo do Campinho da Independência, em Paraty (RJ), onde os artistas foram guiadas por Laura Santos, líder comunitária, artista e educadora.


Como resultado da experiência, Germana, ceramista e vidreira, apresenta nas instalações Núcleos e Mensageiras alguns fragmentos do diálogo que estabeleceu com as histórias que resgatam suas ancestralidades


Walla, artista, professora e pesquisadora, criou a instalação Um dia sonhei que seu fim era nosso meio. O trabalho nos convida a perceber e aceitar as agências dos vivos todos, isto é, aquele conjunto de desejos que mobilizam a vontade e a capacidade de agir e atravesso os corpos de tudo o que existe nos diferentes reinos: vegetal, animal e mineral.


Dentro desse trabalho, o público também é convidado a acompanhar a jornada de um grupo de sementes de tamarindo, trazidas de terras quilombolas de Minas Gerais (MG), em vídeos e na presença de uma sementeira e composteira, onde a imagem do Centro Histórico de Paraty é digerida por uma comunidade de fungos ao longo da exposição. 


Sobre o Circuito das Artes


O projeto Circuito das Artes, realizado pelo Polo Sociocultural Sesc Paraty, tem a proposta de promover o encontro e colaboração entre artistas que atuam em Paraty (RJ) e convidados que residem em outras localidades. A partir da troca de experiências, o objetivo é incentivar investigações e criações a partir dos diálogos com o território.


Neste contexto, surgiu a exposição Agências, dormências e flutuações, de Germana Arthuso e Walla Capelobo, que consiste em obras criadas a partir de um conjunto de questionamentos e enfrentamentos relacionados tanto aos modos de vida e organização das cidades em tempos de transformações profundas, como também às pesadas heranças do passado colonial de nosso país.


Serviço


Lançamento do catálogo da exposição “Agências, dormências e flutuações”

Data: 15/10, às 17h

Local: Sesc Santa Rita (Dona Geralda, 320, Centro Histórico, Largo Santa Rita).