Criação de mundos ficcionais

Estão abertas as inscrições para a oficina Criação de mundos ficcionais, ministrada pelo escritor Thiago Tizzot, pelo projeto Arte da Palavra. Esta atividade será realizada online, pela plataforma Teams, de 27 de setembro a 01 de outubro, das 19 às 21h. As vagas são limitadas e destinadas a pessoas com 16 anos ou mais. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO NA OFICINA CRIAÇÃO DE MUNDOS FICCIONAIS

Todas as atividades do Polo Sociocultural Sesc Paraty são gratuitas. 

SOBRE A OFICINA

Sempre que se fala em literatura fantástica é impossível não pensar no mundo em que a história se passa. Uma das características desta literatura é a criação de mundos, às vezes próximos do nosso e muitas vezes completamente diferentes.

Contudo, os leitores muitas vezes não percebem a importância que o mundo criado desempenha na história, sempre somos impactados pelos heróis, monstros e vilões e o universo que abraça todos estes elementos é esquecido. 

"Desde meu começo na carreira de escritor, a criação de mundos me fascinou e passei a estudar como ela era feita. E para minha surpresa descobri que a história e a criação de mundos estão ligadas e é difícil determinar onde uma começa e a outra acaba. E é exatamente o que esta oficina vai mostrar, através da criação de um mundo ficcional vamos trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama", conta Tizzot.

SOBRE O AUTOR

Thiago Tizzot é apaixonado por livros de fantasia e J.R.R Tolkien. Autor de Três viajantes, de 2014, A ira dos dragões, de 2009, e Segredo da guerra, de 2005, comanda também a livraria e editora Arte & Letra, em Curitiba. “Quando conheci a obra de JRR Tolkien, algo me marcou profundamente. Aquele universo, a Terra-Média. Um mundo criado por uma pessoa e que parecia estar vivo. Fiquei fascinado com aquilo e decidi conhecer mais sobre o assunto. Li tudo que tinha disponível do Tolkien em português e depois fui ler sobre a criação de mundos”, conta o autor, que já contribuiu com suas histórias para diversas antologias e periódicos literários. 

A ideia de criar a Editora Arte & Letras surgiu no início dos anos 2000 diante da recusa das editoras do país que, na época, não valorizavam o gênero Fantasia. Logo depois de publicar O Segredo da guerra, Thiago decidiu abrir também uma livraria. “Foi uma das coisas decisivas para minha formação de escritor, para poder montar o acervo da loja, entrei em contato com diversos autores e livros que talvez de outra forma não conhecesse”, explica o escritor. 


DATA E HORÁRIO
Datas: 27, 28, 29, 30 de setembro e 01 de outubro
Horário: das 19 às 21h
Local: plataforma Teams

Outras Programações